Treinamentos - Ferramentas de Gestão e Alta Performance
As ferramentas de gestão são recursos utilizados para coleta e análise de dados e servem para monitorar e otimizar as rotinas da empresa. Através delas é possível planejar o trabalho da equipe, distribuir tarefas alcançando engajamento, otimizar tempo, criar metas e indicadores de processos, reduzir custos, monitorar clientes, verificar pontos de oportunidades e melhorias e tomar decisões pautadas em informações concretas.
Os treinamentos têm por objetivo capacitar e desenvolver habilidades nos profissionais para serem gestores e líderes de alta performance, entregando resultados nas empresas que atuam. Nossos cursos são didáticos, atualizados, com discussões, atividades práticas, estudos de caso, possuem conteúdos sólidos, aprofundados e aplicados à realidade da empresa. Podem ser realizados nas modalidades online ou presencial.
Programa 5S
Metodologia de origem japonesa, mundialmente conhecida, que utiliza de 5 sensos básicos (utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina) para gerar alta padronização no trabalho e manter o ambiente sempre nos conformes e livre de interferências.
Carga horária: a partir de 2 h.
RCA - Análise de Causa Raíz
A análise de causa raiz (RCA) é o processo de descobrir a causa raiz de problemas para identificar as soluções adequadas. A RCA parte do princípio de que é muito mais útil prevenir sistematicamente e resolver os problemas subjacentes do que simplesmente tratar sintomas pontuais e apagar incêndios.
A análise de causa raiz pode ser feita com um conjunto de princípios, técnicas e metodologias que permitem identificar a causa raiz de um evento ou uma tendência. Indo além de uma verificação superficial de causa e efeito, a RCA pode mostrar onde processos ou sistemas falharam ou causaram um problema.
Carga horária: a partir de 8 h.
Estatística aplicada à qualidade
A estatística é a ciência que trata a estratégia de negócio baseada em dados. Na era da informação e do conhecimento, os métodos estatísticos tornaram-se fundamentais na coleta, organização e análise dos dados utilizados na tomada de decisão. Por isso é fundamental que os gestores estejam preparados para focar sua estratégia baseada em dados.
Atualmente, não é possível estabelecer uma gestão de processo que não seja suportada por um sistema de informação consistente.
Carga horária: a partir de 8 h.
Six Sigma
A metodologia Six Sigma foi desenvolvida pela Motorola sendo uma técnica para reduzir a variabilidade dos processos, aumentando a qualidade e, consequentemente, a rentabilidade das empresas.
A metodologia ajuda as empresas a utilizar a análise estatística de dados para agir de modo assertivo e tomar melhores decisões visando a redução de defeitos.
Carga horária: a partir de 16 h.
Cálculo de incertezas e estatística aplicada
A incerteza da medição faz parte do desenvolvimento de um sistema de gestão metrológico de laboratórios de calibração, ensaios físicos, químicos, metalográficos, clínicos entre outros.
A melhoria contínua dos serviços prestados pelos laboratórios é em grande parte influenciada pelas incertezas de medição reportada por estes. Assim, saber conceitos de estatística e conhecer as principais normas de cálculos de incertezas se faz necessário nessas empresas.
Carga horária: a partir de 8 h.
Ferramentas da Qualidade
Conhecidas como 7 ferramentas básicas da qualidade, são técnicas gráficas específicas identificadas como as mais úteis na resolução de problemas e que têm relação com o conceito de qualidade.
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Fluxograma;
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Histograma;
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Diagrama de Pareto;
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Folha de Verificação;
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Diagrama de Causa e Efeito;
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Cartas de Controle;
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Gráfico de Dispersão.
Carga horária: a partir de 4 h.
MASP - Método de Análise e Solução de Problemas
Metodologia para saber identificar, analisar e solucionar problemas a fim de facilitar o processo de tomada de decisão e a aplicação da melhoria contínua nos processos.
Ferramentas para executar as etapas do MASP:
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Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Ishikawa);
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5 Porquês;
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Brainstorming;
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Plano de Ação;
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O ciclo PDCA;
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Melhoria continua;
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Tratativas de não conformidades e ações corretivas.
Carga horária: a partir de 8 h.
Técnicas e planos de inspeção por amostragem
Existem situações nas organizações em que são necessárias inspeções para manter a qualidade e segurança dos produtos ou serviços e, em alguns desses casos, saber definir um plano de amostragem nas inspeções é uma vantagem econômica para a empresa, pois haverá confiabilidade no resultado sem ter o custo de inspecionar todo o lote.
Esses planos de amostragem podem ser definidos por normas já existentes e reconhecidas, como a NBR 5426 e NBR 5429.
Carga horária: a partir de 8 h.
CEP - Controle estatístico de processos
Controle estatístico de processo (CEP) é uma ferramenta da qualidade que pode ser definida como um método de prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados.
O objetivo é monitorar um produto ou serviço durante seu processo de produção, de forma a identificar as saídas não conformes, para que a causa raiz possa ser eliminada e o processo seja estabilizado, evitando que mais variações ocorram.
Carga horária: a partir de 8 h.
Inteligência Emocional e Liderança Protagonista
Você acredita que os sentimentos - emoções e humores - desempenham um papel central no processo de liderança?
São diversos pontos que criam uma relação que liga a inteligência emocional e a liderança. Entender esses pontos e a relação entre liderança e inteligência emocional ajuda a criar uma atmosfera mais saudável no ambiente corporativo.
A inteligência emocional, a capacidade de entender e gerenciar emoções em si mesmo e nos outros contribui para uma liderança eficaz nas organizações. Você mesmo poderá desenvolver inteligência emocional e usar isso ao seu favor, e ao favor da sua equipe.
Carga horária: a partir de 4 h.