top of page

Treinamentos - Ferramentas de Gestão e Alta Performance

As ferramentas de gestão são recursos utilizados para coleta e análise de dados e servem para monitorar e otimizar as rotinas da empresa. Através delas é possível planejar o trabalho da equipe, distribuir tarefas alcançando engajamento, otimizar tempo, criar metas e indicadores de processos, reduzir custos, monitorar clientes, verificar pontos de oportunidades e melhorias e tomar decisões pautadas em informações concretas. 

Os treinamentos têm por objetivo capacitar e desenvolver habilidades nos profissionais para serem gestores e líderes de alta performance, entregando resultados nas empresas que atuam. Nossos cursos são didáticos, atualizados, com discussões, atividades práticas, estudos de caso, possuem conteúdos sólidos, aprofundados e aplicados à realidade da empresa. Podem ser realizados nas modalidades online ou presencial.

Programa 5S

Metodologia de origem japonesa, mundialmente conhecida, que utiliza de 5 sensos básicos (utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina)  para gerar alta padronização no trabalho e manter o ambiente sempre nos conformes e livre de interferências.

Carga horária: a partir de 2 h.

RCA - Análise de Causa Raíz

A análise de causa raiz (RCA) é o processo de descobrir a causa raiz de problemas para identificar as soluções adequadas. A RCA parte do princípio de que é muito mais útil prevenir sistematicamente e resolver os problemas subjacentes do que simplesmente tratar sintomas pontuais e apagar incêndios.

A análise de causa raiz pode ser feita com um conjunto de princípios, técnicas e metodologias que permitem identificar a causa raiz de um evento ou uma tendência. Indo além de uma verificação superficial de causa e efeito, a RCA pode mostrar onde processos ou sistemas falharam ou causaram um problema.

 

Carga horária: a partir de 8 h.

Estatística aplicada à qualidade

A estatística é a ciência que trata a estratégia de negócio baseada em dados. Na era da informação e do conhecimento, os métodos estatísticos tornaram-se fundamentais na coleta, organização e análise dos dados utilizados na tomada de decisão. Por isso é fundamental que os gestores estejam preparados para focar sua estratégia baseada em dados.

 

Atualmente, não é possível estabelecer uma gestão de processo que não seja suportada por um sistema de informação consistente.

 

Carga horária: a partir de 8 h.

Six Sigma

A metodologia Six Sigma foi desenvolvida pela Motorola sendo uma técnica para reduzir a variabilidade dos processos, aumentando a  qualidade e, consequentemente, a rentabilidade das empresas.

A metodologia ajuda as empresas a utilizar a análise estatística de dados para agir de modo assertivo e tomar melhores decisões visando a redução de defeitos. 

Carga horária: a partir de 16 h.

Cálculo de incertezas e estatística aplicada

A incerteza da medição faz parte do desenvolvimento de um sistema de gestão metrológico de laboratórios de calibração, ensaios físicos, químicos, metalográficos, clínicos entre outros.

 

A melhoria contínua dos serviços prestados pelos laboratórios é em grande parte influenciada pelas incertezas de medição reportada por estes. Assim, saber conceitos de estatística e conhecer as principais normas de cálculos de incertezas se faz necessário nessas empresas.

Carga horária: a partir de 8 h.

Ferramentas da Qualidade

Conhecidas como 7 ferramentas básicas da qualidade, são técnicas gráficas específicas identificadas como as mais úteis na resolução de problemas e que têm relação com o conceito de qualidade.

  • Fluxograma;

  • Histograma;

  • Diagrama de Pareto;

  • Folha de Verificação;

  • Diagrama de Causa e Efeito;

  • Cartas de Controle;

  • Gráfico de Dispersão.

Carga horária: a partir de 4 h.

MASP - Método de Análise e Solução de Problemas

Metodologia para saber identificar, analisar e solucionar problemas a fim de facilitar o processo de tomada de decisão e a aplicação da melhoria contínua nos processos.

Ferramentas para executar as etapas do MASP:

  • Diagrama de Causa e Efeito (Diagrama de Ishikawa);

  • 5 Porquês;

  • Brainstorming;

  • Plano de Ação;

  • O ciclo PDCA;

  • Melhoria continua;

  • Tratativas de não conformidades e ações corretivas.

Carga horária: a partir de 8 h.

Técnicas e planos de inspeção por amostragem 

Existem situações nas organizações em que são necessárias inspeções para manter a qualidade e segurança dos produtos ou serviços e, em alguns desses casos, saber definir um plano de amostragem nas inspeções é uma vantagem econômica para a empresa, pois haverá confiabilidade no resultado sem ter o custo de inspecionar todo o lote. 

Esses planos de amostragem podem ser definidos por normas já existentes e reconhecidas, como a NBR 5426 e NBR 5429.

Carga horária: a partir de 8 h.

CEP - Controle estatístico de processos

Controle estatístico de processo (CEP) é uma ferramenta da qualidade que pode ser definida como um método de prevenção e detecção de defeitos/problemas nos processos avaliados.

O objetivo é monitorar um produto ou serviço durante seu processo de produção, de forma a identificar as saídas não conformes, para que a causa raiz possa ser eliminada e o processo seja estabilizado, evitando que mais variações ocorram.

Carga horária: a partir de 8 h.

Inteligência Emocional e Liderança Protagonista

Você acredita que os sentimentos - emoções e humores - desempenham um papel central no processo de liderança? 

São diversos pontos que criam uma relação que liga a inteligência emocional e a liderança. Entender esses pontos e a relação entre liderança e inteligência emocional ajuda a criar uma atmosfera mais saudável no ambiente corporativo.

 

A inteligência emocional, a capacidade de entender e gerenciar emoções em si mesmo e nos outros contribui para uma liderança eficaz nas organizações. Você mesmo poderá desenvolver inteligência emocional e usar isso ao seu favor, e ao favor da sua equipe.

Carga horária: a partir de 4 h.

Veja outros treinamentos:

o que nossos clientes falam

Flávio Marcolino

"Curso excelente. Na prática tinha outra visão de como conduzir, agora ficou bem mais fácil e técnico."
bottom of page